quarta-feira, 2 de maio de 2007

Plataforma Nacional de Luta Contra a Obesidade

Foi lançada hoje, 2 de Maio de 2007, a nova Plataforma Nacional de Luta Contra a Obesidade. Esta plataforma veio reforçar o programa nacional já existente deste 2005, e delimita metas a atingir nos próximos 4 anos.
Elaborado pela Direcção-Geral da Saúde, trata-se de um plano estratégico que inclui medidas de prevenção e tratamento procurando mobilizar as mais diferentes àreas ligadas, directa ou indirectamente, à alimentação e à saúde! Áreas como a Indústria Alimentar, o comércio, as unidades de saúde e de restauração são «convidados» a integrar-se e colaborar na adopção de estilos de vida saudáveis.
A grande aposta deste novo programa é a população infantil! Está prevista a criação de um Observatório de Obesidade Infantil já para o 2º semestre de 2007, e cuja principal missão é acompanhar a evolução da doença, contar os casos e medir o seu crescimento. Este projecto de monitorização, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, permitirá perceber os progressos e insucessos nas acções que serão desenvolvidas.
Agora, resta-nos esperar para ver...

Um comentário:

Ana Ribeiro disse...

A prevalência em Portugal para a obesidade é estimada em 13% para o sexo masculino e 15% para o sexo feminino. A Direcção-Geral da Saúde estima que, se nada se fizer para prevenir a obesidade, cerca de 50% da população portuguesa poderá ser obesa em 2025. Espero que as metas propostas pela nova plataforma sejam atingidas. Mas para tal vai ser necessário que haja empenho e que se criem parceria entre todos os responsáveis. É fundamental que as intenções sejam transpostas para acções, que as medidas sejam postas em prática e não fiquem reduzidas a meros planos.