Várias instituições, tais como a Faculdade de Desporto da UP, Sociedade Portuguesa de Ciências da Nutrição e Alimentação, Fundação Portuguesa de Cardiologia, entre muitas outras, aliaram-se nesta iniciativa celebrando-a de forma mais activa! Não interessa ser apenas mais um dia no calendário mas antes um dia diferente que faça refectir e agir sobre esta problemática. Foram organizados vários rastreios, aulas de ginástica e workshops, que se distribuiram por todo o país incluindo regiões autónomas.
As crianças foram o alvo principal desta iniciativa!
Lá se vai o tempo em que criança gordinha era sinónimo de saúde abundante e de mães orgulhosas! Hoje é necessário ter a consciência clara de que o excesso de peso em idade pediátrica é o início de uma vida mais curta por problemas típicos da obesidade, diabetes, colesterol elevado, hipertensão arterial, problemas articulares e respiratórios para dar apenas um exemplo. Não nos podemos esquecer que até à vida adulta sofrerá de problemas físicos e psicológicos, sofrem de discriminação e exclusão provocando frequentemente queda de auto-estima, isolamentos e depressão. No que respeita ao lado fisico, a criança obesa tem uma puberdade antecipada, levando a que ela não cresça tudo o que poderia devido à desregulação hormonal que ocorre.
A criança Obesa tem de ser tratada por uma equipa multidisciplinar, pediatra, nutricionista, psicólogo e educador físico! Os pais têm de ser acompanhados por especialistas que os façam mudar os seus hábitos de vida menos saudáveis de forma a derem o exemplo para os seus filhos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário