segunda-feira, 2 de abril de 2007

O peso da profissão


Os actores, como verdadeiros camaleões, mudam muito e muito rapidamente. Emagrecer, engordar, fazer operações plásticas, pintar o cabelo ou mesmo rapá-lo... fazem de tudo para se aproximarem das personagens. As mudanças físicas sofridas pelos actores, nomeadamente as alterações de peso, são cada vez mais um método utilizado para a interpretação de uma personagem.
Apesar dos médicos e nutricionistas reprovarem essas técnicas repentinas de alteração de peso esta é uma prática cada vez mais corrente. Estas práticas forçadas são erros de alimentação que se pagam caro. A única maneira segura, saudável e eficaz para perder ou ganhar peso, é fazê-lo de forma lenta e gradual, com um permanente ajustamento dos hábitos alimentares, acompanhado de um aumento do dispêndio de energia, por meio de actividade física regular.
A interpretação deixou de ter um pendor marcadamente psicológico, com base sobretudo no trabalho interior do actor na construção das suas personagens. O aspecto físico passou a ser valorizado no sentido de aproximar o actor à personagem. Apesar dos efeitos secundários que isso implica para a sua saúde, os actores aceitam estas medidas.
Nos Estados Unidos da América estes métodos são utilizados com maior frequência. Tom Hanks sofreu alterações físicas no filme “O Náufrago”, em que primeiro teve de engordar para durante a rodagem emagrecer. De igual forma Renée Zellweger protagonizou uma das maiores alterações de peso nos filmes «O diário de Bridget Jones I e II». Entre filmar o primeiro e a sequela, a actriz sofreu várias alterações do seu peso, mudando radicalmente o seu aspecto. Também Robert de Niro é conhecido pela facilidade como molda o seu corpo ao papel que desempenha. Na sua prestação em O Touro Enraivecido, onde engordou 30 kilos para poder representar fielmente o papel do pugilista Jack La Motta.
Após terminarem um trabalho e depois de voltarem ao seu aspecto normal os actores ficam à espera do seu próximo papel e também do seu próximo corpo.

2 comentários:

The Man disse...

mas quem não o faria??? só um fanático... mesmo fazendo mal...so o dinheiro q recebem da pra terem uma dúzia de médicos e nutricionistas a tratar deles antes durante e depois do come e deixa de comer...

Ana Ribeiro disse...

É caso para dizer que o peso do dinheiro se faz sentir no peso do actor!