segunda-feira, 30 de abril de 2007

Chegou o calor!




Descobrir o corpo após o Inverno pode trazer surpresas desagradáveis, consequência de uma dieta calórica – para aguentar os rigores da estação – e mais permissiva. O pacote de batatas fritas, quando se chega a casa, as refeições copiosas, as pipocas com açúcar ao serão, com uma manta sobre as pernas frente ao televisor, os biscoitos e chocolates, etc. Esta alimentação de consolo, acontece mais no Inverno, e as pessoas habituam-se a um maior consumo de alimentos.
Com a chegada do calor é natural, e mesmo aconselhável, que se troquem as sopas quentes por frias, ou mesmo por saladas variadas, tirando o máximo proveito dos legumes frescos e da fruta. Mais do que uma questão de estética, a primeira preocupação deverá ser a saúde do organismo, que na altura do calor pede uma mudança na dieta alimentar. Absolutamente imprescindível é o consumo abundante de água, ou em alternativa, chá gelado (sem açúcar!).
Esta é a melhor altura do ano para se fazer o gosto ao corpo. Com um pouco de boa vontade, o bom tempo oferece todas as condições para se levar um estilo de vida mais saudável. Veja-se os desportos e caminhadas ao ar livre ou pense-se nos deliciosos e leves menus de Verão.
Além do mais, alimentos bastante populares nesta altura do ano como o tomate ou a cenoura são fontes ricas em carotenos, na forma de vitamina A, o que protege a pele e intensifica o bronzeado. Já a vitamina C, presente em alimentos como o Kiwi, a laranja ou os pimentos, ajudam a prevenir a formação de manchas na pele.
Com o calor dê as boas-vindas a uma alimentação saudável e (re)descubra o prazer do exercício físico.

Nenhum comentário: