sexta-feira, 9 de março de 2007

Homem que é homem...pode fazer dieta!

Por exigência da sociedade, pela preservação da saúde ou por pura vaidade, é cada vez maior o número de homens que cuidam da aparência.
Ginásio, consulta com nutricionista, consulta com dermatologista… Agenda de mulher? Não necessariamente. Cada vez mais os homens, sem preconceitos, preocupados com a aparência, incluem na sua rotina actividades que há pouco tempo eram consideradas femininas.
Com os avanços da medicina moderna, a abertura de espaços para tratamentos variados e uma mudança geral de mentalidade, ficou mais fácil os homens serem vaidosos!!
Principalmente a partir dos 30 anos de idade, quando passa a ter outra perspectiva de vida e abandona a insegurança do "o que os outros vão pensar?", o homem vê a preocupação com a aparência com outros olhos.
Ginástica e reeducação alimentar fazem parte da vida desses homens que se querem belos e saudáveis. Não têm escapatória: o certo, é mesmo aliar à rotina de exercícios um plano alimentar saudável. As horas gastas no ginásio ou com um desporto são inúteis se a dieta não for equilibrada. Tendo os homens uma vantagem quando decidem emagrecer, geralmente são mais disciplinados que as mulheres, seguindo as recomendações e não atacam os doces quando ficam ansiosos.
Afinal, a preocupação com a linha, não é apenas coisas de mulheres, e até a sociedade portuguesa –machista por natureza- parece estar a mudar. Um dos sinais da mudança de atitude, é o número de revistas que todos os meses chegam ás bancas cujo público-alvo são os homens preocupados com o seu corpo!
É caso para dizer: homem que é homem não chora, mas faz dieta!

3 comentários:

Joana, Mª Antónia, Rita disse...

Este é um assunto muito interessante para todos; no entanto, ainda é um ponto muito sensível no que toca aos homens! Felizmente, as mentalidades estão a mudar e são cada vez mais os homens que começam a preocupar-se com a sua saúde e bem-estar.
Parabéns pelo espaço!

Joana Oliveira

Ana Ribeiro disse...

A "sábado magazine", uma revista de grande tiragem que acompanha, entre outros, o Jornal de Notícias, dedicou no último sábado um especial aos novos hábitos dos homens:ginásios, spas,... O assunto está tão em voga que já não são só as revistas exclusivamente dedicadas aos homens que se dedicam sobre o assunto!

Ricardo Carvalheiro disse...

sociedade portuguesa-"machista por natureza"...sinto um recalcamento feminista por perto, lol,tou a brincar

A minha posição como homem sobre o assunto, é favorável a toda esta evolução estética e psicológica em redor do sexo masculino. Não vejo mal nenhum nisso,antes pelo contrário.
A ideia de que as mulheres gostam dos homens: "feios e a cheirar mal" espero eu que esteja completamente ultrapassada. Um homem ao cuidar do seu corpo e,com perspectivas de saúde e bem estar físico, não mete em causa a sua masculinidade. Este assunto,penso eu,não é assim tão sensível ao homem como a maioria das mulheres percepcionam. É verdade que a progressão foi lenta ao longo dos tempos,mas actualmente,a maioria dos homens não tem tabus em cuidar de si próprio.

Continuação de um bom trabalho.